Caminho das viagens do naturalista francês Saint-Hilaire é redescoberto por autor mineiro em livro bilíngue e ricamente ilustrado.


Caminho das viagens do naturalista francês Saint-Hilaire é redescoberto por autor mineiro em livro bilíngue ricamente ilustrado.

O Caminho do Comércio é citado na obra.

No dia 03 de abril de 2013, na sede da Aliança Francesa de Belo Horizonte o médico e escritor mineiro Eugênio Marcos Andrade Goulart lançará seu livro “Viagens do naturalista Saint-Hilaire por toda Província de Minas Gerais”, um livro bilíngue, com textos em português e francês e cerca de 100 fotografias e imagens, onde o autor refaz o trajeto de Saint-Hilaire em Minas Gerais, e nos leva com ele por um incrível passeio repleto de história e paisagens belíssimas, fazendo um paralelo interessante entre o século XIX e os dias atuais.

Na página 126 está escrito sobre a passagem de Saint-Hilaire pela cidade de Andrelândia no início do Século XIX:
"Comentou sobre a nova estrada que passava pela região, que ficou conhecida depois como Caminho do Comércio. Escoava a produção do sul de Minas para o Rio de Janeiro, principalmente bois e porcos, e chegou a um tráfego tão intenso que até hoje podem ser vistos algum valos deixados por carros de bois. Passava pelo povoado do Turvo, hoje Andrelândia, e nas proximidades pernoitou na Fazenda Laranjeiras. Andrelândia investe seriamente em levantar fatos do seu passado e na cidade existe o Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande. E por perto existe uma reserva particular do patrimônio natural com pinturas rupestres bem preservadas, datadas de 3500 anos, onde podem ser identificados o sol, a lua, vários animais, além de muitos símbolos indecifráveis".

Sobre Saint-Hilaire
O naturalista francês Auguste Saint-Hilaire ficou seis anos no Brasil, entre 1816 e 1822. Nesse período percorreu mais de 16 mil quilômetros por diversas regiões e, como consequência de um hábito cotidiano e rigoroso, redigiu milhares de páginas, que resultaram em vários livros e relatórios. Saint-Hilaire foi um dos primeiros europeus a enfrentar as adversidades do “Novo Mundo” apenas com o intuito de exercer atividades científicas.
Em Minas Gerais, que destacou sempre como a região que melhor acolhida o propiciou, fez três longas viagens, percorrendo a província no sentido sul a norte e leste a oeste, por áreas povoadas e desertas.
Sobre o livro
É um livro de leitura agradável e instrutiva, um precioso registro do Brasil dos anos 1800 em contraponto com os dias atuais, com enfoque relacionado à biologia, história, geografia, antropologia, além de outros, do até então desconhecido interior selvagem do continente americano. Sem qualquer dúvida é uma obra de grande interesse para os muitos leitores do Brasil e da França que apreciam esses temas, já que é bilíngue, em português e francês.
Sobre o autor
Eugênio Marcos Andrade Goulart é professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor de Publicações Científicas e Literárias do Projeto Manuelzão da UFMG. Experiente conhecedor de muitas regiões de Minas Gerais, tem interesse especial pela bacia hidrográfica do Rio das Velhas, no centro-norte mineiro e eixo de atuação do Projeto Manuelzão, e pelas trilhas desertas da Serra do Espinhaço, principalmente entre Ouro Preto e Diamantina. Além de diversas publicações na área médica, é autor dos seguintes livros: "Nos ermos e nas brumas da Serra do Espinhaço" (2001); "De Lucy a Luzia - a longa jornada da África ao Brasil" (2006) - livro premiado pelo Ministério de Ciências e Tecnologia em concurso sobre Divulgação Científica; "Ocultas Minas no Sertão do Gerais" (2008); "O Caminho dos Currais do Rio das Velhas - a Estrada Real do Sertão" (2009); e "O viés médico na literatura de Guimarães Rosa" (2011) - livro premiado pela Academia Mineira de Medicina em concurso sobre Excelência Médica. O livro "Viagens do naturalista Saint-Hilaire por toda Província de Minas Gerais" (2013) é a mais recente obra do autor.


Mais informações pelo telefone: 3551 1361 ou e-mail legraphar@gmail.com
Curta a fanpage do livro no facebook: https://www.facebook.com/ViagensDoNaturalistaSaintHilaire



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAZENDA DAS LARANJEIRAS - ANDRELÂNDIA

ANTIGA ROTA DE LIGAÇÃO ENTRE MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO COMPLETA 210 ANOS

CAMINHO DO COMÉRCIO - UM TRECHO POUCO CONHECIDO DA ESTRADA REAL