DOM PEDRO I VIAJOU DE SEGE (CARRUAGEM) PELO CAMINHO DO COMÉRCIO


Sobre os primeiros tempos do Caminho do Comércio, escreveu em 1821 o Desembargador Paulo  Fernandes Viana[1], Intendente da Polícia no Rio de Janeiro: 

“Tive o gosto de ver Sua Magestade por este meio viajar de carruagem por Maricá, Nuan, São Gonçalo, Engenho Novo, Tambi e depois de fazer a picada com que de Iguassu pudesse Sua Magestade ir em sege até o Rio Preto a entrar na Comarca de São João de El Rei, província de Minas Gerais, ajustei essa estrada com todas as pontes precisas e cobertas por 48 contos de reis a pagamentos de 8 contos de 6 em 6 mezes, para facilitar d’este modo em carros a condução dos frutos d’aquella província para esta, e do interior de todas as fazendas, estabelecendo assim um manancial de riquezas para esta Côrte...”

Intendente Paulo Fernandes Viana - um dos responsáveis pela abertura do Caminho do Comércio




[1]  Abreviada demonstração  dos trabalhos da Polícia em todo o tempo que a servio o Dezembargador do Passo Paulo Fernandes Viana.  Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.  1892, Tomo LV, parte 1, p. 376.

Comentários

  1. Aqui neste blog encontramos boas produções históricas, sempre bem fundamentadas, que ajudam-nos a valorizar o passado,compreender o tempo presente e prosseguir a nossa jornada com os olhos voltados para o futuro! Parabéns, caro dr Marcos Paulo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAZENDA DAS LARANJEIRAS - ANDRELÂNDIA

ANTIGA ROTA DE LIGAÇÃO ENTRE MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO COMPLETA 210 ANOS

CAMINHO DO COMÉRCIO - UM TRECHO POUCO CONHECIDO DA ESTRADA REAL